Palestrantes Confirmados

Adelyne Maria Mendes Pereira  ( Professora e pesquisadora da ENSP/Fiocruz. Enfermeira, mestre e doutora em Saúde Pública, com pós-doutorado em Saúde Global )

Ademar Arthur Chioro dos Reis  (Professor Unifesptro da Saúde do Brasil no período 2014 a 2015 )

Alan Alves-Brito (Doutor em ciências pela USP, com estágios de pós-doutorado no Chile e na Austrália. Professor e pesquisador no Instituto de Física e no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas da UFRGS, é idealizador e coordenador dos projetos Zumbi-Dandara dos Palmares e Akotirene Kilombo Ciência. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa, extensão e divulgação de ciências voltados, entre outros temas, para as questões étnico-raciais, de gênero e suas intersecções. Integra comissões/campanhas/iniciativas (inter)nacionais para o combate ao racismo estrutural e a promoção da equidade racial em suas múltiplas dimensões. Porto Alegre, Brasil)

Aline Blaya Martins (Mulher, mãe da Bia e da Betina, sanitarista, educadora-educanda do Programa de Pós-Graduaçao em Saúde Coletiva da UFRGS)

Altamira Simões ( Conselheira Nacional de Saúde. Ativista do Movimento de Mulheres. Psicóloga. Educadora Popular. Grupo de Pesquisa Observatório de Redes da Rede Unida ).

Ambrozina Lira Barreto (Barra de Santana, Paraíba, Brasil)

Ana Cristina de Lima Pimentel (Professora de Saúde Coletiva no Departamento de Medicina da Universidade Federal de São João Del Rei e do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS), coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFSJ ).

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira ( Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da graduação e da pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Diretora do Centro de educação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional).

Ana Paula Cavalcante de Oliveira (RHS OPAS/OMS Brasil) 

Consultora nacional em Recursos Humanos em Saúde na unidade de Capacidades Humanas para a Saúde no escritório brasileiro da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS/BRA), com Doutorado em Saúde Internacional Saúde (2017) e Mestrado Desenvolvimento (2009) pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade Nova de Lisboa, MBA em Economia e Avaliação de Tecnologia em Saúde (2012) pela parceria entre a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde brasileiro, e graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2003). Previamente desenvolveu consultoria na área de planejamento, monitoramento e avaliação na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (2009-2012). 

Ana Paula de Lima ( Vice Presidenta do CMS de POA/RS ).

Ana Paula Silveira (Assistente Social. Representante do Fórum de Tutores/Preceptores de Residências ).

Andrea Canini (Médico Geral de Comunidade)

Andrea Maurizzi (Médico de família e comunidade)

Dr. Àngel Martinez (Antropólogo Universidade Rovira I Virgili  – Tarragona / ES )

Ardigó Martino – Médico Epidemiologista e Sanitarista, Professor Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/BR; Comité cientifico do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural da Universidade de Bolonha, integrante da rete italiana PHC Now or Never.

 Arniel Izaguirre Silot  ( Representante da ONG AIFO em Guiné-Bissau e coordena o PIMI-2 – Programa Integrado de Saúde Materno Infantil – “Contribuição da Saúde Comunitária à redução da mortalidade neonatal, infantil e materna, em Gabu”, um projeto AIFO-UNICEF. É licenciado em Gestão de Informação em Saúde na Universidade Ciências Medicas Celia Sanches Manduley (Granma, Cuba). Atuou como Analista de informação da Vigilância Epidemiológica do Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA), em Bissau, e anteriormente como Responsável de seguimento e avaliação dos dados no centro de saúde Ernesto Guevara de la Cerna, no Ministério da Saúde Pública de Cuba. 

Arthur Custódio ( MORHAN. Conselheiro Nacional de Saúde. Coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em saúde – CIVS ).

Carla Pontes de Albuquerque, professora associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), médica. Socióloga, Doutora em Saúde Coletiva (OMS/UERJ). Integrante do GT de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, da Rede de Observatórios de Políticas, Cuidado e Educação na Saúde, coordenadora do Núcleo Observatório de Políticas, Cuidado e Educação ISC/UNIRIO que envolve projetos de ensino, extensão e pesquisa que envolvem territórios e diversidades em saúde, Cartografias Decoloniais e Descolonizadoras na Saúde e na Educação, Práticas Integrativa e Complementares na Saúde, Saúde de Povos Tradicionais, movimentos sociais, Ecologia Social e Cultura Restaurativa.

Carol Tomaz ( Educadora MNU. Coordenação Nacional do GT LGBTQIA+ ).

Carlos Leonardo Cunha (UFPA)

Doutor em Saúde Coletiva- UFRJ, professor adjunto da Faculdade de Enfermagem- UFPA e membro da Comissão de Práticas Avançadas do Conselho Federal de Enfermagem ( COFEN) 

Cristiane de Oliveira Novaes. Psicóloga, com mestrado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ). Atualmente é diretora, professora adjunta e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Daniel Soranz. Médico de família e Comunidade, especialista em saúde pública pela ENSP, com mestrado em políticas públicas de saúde pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Epidemiologia é professor e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz / Ministério da Saúde. Foi Secretário Municipal de Saúde do Rio, de 2014 a 2016. Participou da criação do programa Saúde Presente, que elevou a cobertura de saúde da família de 3,3% para 70%, com a construção de 115 Clínicas da Família e a implantação de 1.280 equipes de Saúde da Família, na cidade do Rio. Foi responsável pela organização do sistema de saúde do município durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Débora Raymundo Melecchi
Diretora Federação Nacional dos Farmacêuticos
Conselheira Nacional de Saúde (CNS)
Coord Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica/CNS

Elaine Pelaez ( Conselheira nacional de saúde, membro da mesa diretora. Assistente social da saúde federal (MS) do RJ. Conselheira do CFESS, coordenadora da comissão de seguridade social. Especialização em saúde pública ENSP Fiocruz. Especialização em avaliação em saúde ENSP Fiocruz. )

Élida Graziane Pinto ( Advogada. Professora do Curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC-SP), titular da 2ª Procuradoria de Contas )

Edgar Bernardo ( Licenciado em Sociologia pela Universidade Eduardo Mondlane, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Atual Coordenador Provincial da Rede Homens pela Mudança (HOPEM) – Nampula.
Representante da MenEngage Africa para a Juventude em Moçambique. Docente de Saúde da Comunidade na Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio. Áreas de interesse: Género, Masculinidades, Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Eduardo Bonfim da Silva ( Administrador. Especialista em Saúde do Trabalhador e Coordenador Técnico do DIESAT ) .

Erica Rosalba Malmann Duarte  (Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Enfermagem, aposentada. Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia e Licenciatura em Enfermagem , Mestrado em Administração e Doutorado em Engenharia da Produção. Professora da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenadora do Comitê de Ética do HMD. Pesquisadora na área de Gestão em Enfermagem e Saúde Coletiva. Vovó da Florence e do Marcel) .

Estevão  ( Enfermeiro ).

Fabiana Rossarola ( Bacharel em Artes. Artista plástica. Mestre em Psicologia Clínica e Subjetividade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professora da Pós-Graduação em Saúde Mental Coletiva (URV-FCCSM)

Fernanda Lou Sans Magano ( Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos no Estado de São Paulo e FENAPSI Federação Nacional dos Psicólogos, Conselheira Nacional de Saúde – membro da CIRHRT Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho ).

Dra. Fernanda Miranda Morais (É Médica de Família e Comunidade, Perita Oficial de Servidores Públicos Federais do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), membro do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus de Pirapora e Comitê Gestor de Crise do IFNMG-Campus Pirapora, pós-graduada em Psiquiatria e Medicina do Trabalho.)

Fernando Antônio Gomes Leles ( Administrador, especialista em Economia e Gestão da Saúde e em Políticas Públicas e Gestão governamental. Mestre em Saúde Global e Diplomacia da Saúde. Atualmente, atua na Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, onde exerce o cargo de Oficial Especialista em Sistemas e Serviços de Saúde. )

Francisca Eudezia Damaceno Nunes (Barra de Santana, Paraíba, Brasil)

Francisca Rego ( Fisioterapeuta. Professora titular do Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN ).

Francisca Valda da Silva ( Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn. Conselheira Nacional de Saúde. Coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho – CIRHRT ).

Gabriela Niches da Silva (Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2016). Especialista em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da UFRGS (2019). Atualmente, realiza Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva pela UFRGS na área de Estudos Epidemiológicos).

Getúlio Vargas Júnior (Gestor Público, Presidente da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores – Conselheiro Nacional de Saúde, Coordenador Adjunto da COFIN/CNS

Heliana Hemeterio ( Historiadora. Pós graduação em gênero, raça. Articuladora da Rede Candaces Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras e ativistas. Conselheira da Junta Diretiva do Fundo Emergente da América Latina. Enlace LGBT da Rede de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe. Filiada à Rede de Mulheres Negras PR. Filiada a AMNB ).

Izabella Barison Matos (Doutora em Saúde Pública Docente do PPGCol/UFRGS, Brasil)

Profa. Dra. Janaina R Bosso ( Fonoaudióloga. Presidente da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – gestão 2020-22 ).

Janina Zmi (Musicoterapeuta e médica do SUS há 20 anos).

Jorge Bermudez (médico, pesquisador e Chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz – Centro Colaborador da OPAS/OMS em Políticas Farmacêuticas)

José Vanilson Torres ( Conselheiro Nacional de Saúde. Movimento Nacional de População de Rua – MNPR ).

Jorge Gimenez Peralta ( Filósofo e Educador Popular do CEAP – Passo Fundo )

Júlia Maria Rodrigues de Oliveira (Anápolis/GO, Brasil)

Juliana Russo Antunes é Responsável Técnica do Projeto “Vozes Femininas” (São Paulo – SP/Brasil) realizado pela Associação Brasil Saúde e Ação (BRASA). Terapeuta Ocupacional de formação, especialista em Saúde Mental e Saúde Pública) e Mestra em Ciências da Saúde).

Jupiara G. Castro ( Militante do Movimento Negro, Fundadora do Núcleo de Consciência Negra na USP, Conselheira Nacional de Saúde, Ex. Coordenadora de Políticas Sociais da Fasubra Sindical, Técnica-Administrativa Aposentada da USP).

Laís Alves de Souza ( Docente do curso de Fisioterapia da UFMS. Presidente da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia – ABENFISIO. Conselheira Nacional de Saúde ).

Leandro Araújo ( Médico de família e comunidade. Prof. do curso de medicina da UFC, Supervisor do Programa Mais Médicos, membro do setor de saúde do MST e da Rede Nacional de Medicas e Médicos Populares ).

Letícia Medeiros Ferreira (Médica psiquiatra, Centro de Saúde Mental Nou Barris Nord / Espanha)

Liliana Santos ( Mãe do Francisco e do Camilo. Professora adjunta e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva/UFBA (2014). Coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação em Saúde Coletiva do ISC/UFBA. Integrante da Coordenação do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva da ABRASCO. Integrante da Coordenação Seção Nordeste II da Associação Brasileira da Rede Unida ).

Luciana Alves Legg (Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil)

Farmacêutica Bioquímica pela UCPEL, Especialista em Bioquímica pela UFPR. Lecionou no curso de Farmácia da UCPEL e UNIJUÍ, foi coordenadora do Curso Técnico em Farmácia da Fema. Presidiu a Fundação Hospitalar Cristo Rei do Município de Independência-RS, ocupou o cargo de secretária municipal de saúde no município de Doutor Maurício Cardoso-RS, no qual recebeu o título de cidadã Mauricense, período em que colaborou com a Gerência Técnica da Assistência Farmacêutica/MS, representando o CONASEMS. Há 18 anos é servidora pública na Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, onde foi diretora da Vigilância em Saúde e atualmente coordena a Assistência Farmacêutica. É conselheira do CRF/RS eleita para seu segundo mandato. Por muitos anos representou os profissionais como Conselheira do Conselho Municipal de Saúde indicada pela Associação dos Farmacêuticos da Grande Santa Rosa. Tem experiência na área de Vigilância Sanitária, Saúde Mental, Cuidado de Pessoas que vivem com HIV/AIDS, Tuberculose e Hanseníase. Atualmente é membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica Municipal, Comissão de Farmácia e Terapêutica Estadual e preceptora da   Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Unijuí – Fumssar. Atuou como voluntária na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Rosa, a qual presidiu.

Luiz Augusto Facchini (Médico, Professor UFPel)

Manuel Mahoche (Professor da Universidade Lúrio – Moçambique, graduado em Enfermagem pelo Instituto Superior de Ciencias de Saude – Moçambique, Pos-graduado em Medicina Tropical e Saude Internacional pela UNILURIO, atualmente Mestrando em Saúde Coletiva (PPGCol/UFRGS) e Doutorando em Epidemiologia na USP).

Manuelle Matias  (Conselheira Nacional de Saúde; Coordenadora Adjunta da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT/CNS).

Maria Beatriz Costa Dias (Altos, Piauí, Brasil)

Maria Cândida Fiuza Costa Queiroz (É graduada em Gestão de Processos Gerenciais, atualmente exerce o cargo de Secretária Municipal de Saúde do município de Pirapora, trabalhou como diretora da Gerência Regional de Saúde (GRS/MG) e diretora do Centro de Especialidades Médicas da Microrregião de Pirapora; também foi coordenadora do Hospital de Olhos na Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire; Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal do Médio São Francisco (CISMESF), entre outros cargos de responsabilidade municipal.)

Maria da Conceição Silva ( União de Negros pela Igualdade – UNEGRO. Conselheira Nacional de Saúde. Integrante da Câmara Técnica de Atenção Básica – CTAB/CNS ).

Maria Helena Palucci Marziale  (EERP/USP) 

Enfermeira, Especialista em Administração Hospitalar, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Mestre em Ciências – Psicobiologia, Doutora em Ciências- Enfermagem. Atualmente é Professora Titular e Diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) – Centro Colaborador da OMS-OPS para o desenvolvimento de Pesquisa em Enfermagem, onde atua no ensino de graduação e de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado e em atividades de pesquisa, extensão a comunidade e gestão acadêmica. Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), líder do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho da Universidade de São Paulo (NUESAT – USP), coordenadora da Red Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional (REDENSO Internacional), pesquisadora convidada na Red Mexicana Salud Ocupacional – Universidad Autónoma del Estado de México.  

Mariana Uchôa Pereira (Capixaba, Acre, Brasil)

Mario Dal Poz (IMS/UERJ) 

a Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e editor-emeritus do periódico Human Resources for Health [http://www.human-resources-health.com/]. Bolsista do CNPq, Prociência/UERJ e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Médico de formação e especialista em Pediatria (1975), fez o Mestrado em Medicina Social (1981) com monografia sobre “urbanização e o desenvolvimento dos serviços de saúde” e posteriormente o Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) com tese sobre “as políticas de recursos humanos no Brasil”. Foi Coordenador de Recursos Humanos em Saúde da Organização Mundial de Saúde, Genebra (2002-2012). Publicou extensivamente em periódicos especializados, além de vasta produção técnica na área de recursos humanos, incluindo o desenvolvimento de software de informação e gestão, livros e capítulos de livros. Atua na área de saúde coletiva com ênfase em política, planejamento e gestão de sistemas de saúde, bem como em política, informação, pesquisa e formação em recursos humanos em saúde. 

Martin Correa – Urquiza (Doutor em Antropologia Médica e Saúde Internacional pela Universidade Rovira i Virgili, Mestre em Antropologia Social (Universidade Autônoma de Barcelona) e Bacharel em Ciências da Comunicação pela Universidade de Buenos Aires)

Maurício Polidoro – (Geógrafo, pós-doutor em Saúde Coletiva, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

Monica Padilla (OPAS/OMS/BRA)

Médica equatoriana com Maestria em Saúde Pública, investigação e Administração de Serviços de Saúde na Universidade Central de Equador, Especialista em Gestão de políticas de Recursos Humanos em Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública FIOCRUZ Brasil, Residência em Saúde Internacional em OPS WDC USA. Assessora internacional de OPS para o Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde na OPS Oficina Central, Assessora para Região Andina, Região Centro-americana e atualmente Coordenadora da Unidade de Capacidades Humanas para a Saúde (CHS) e Coordenadora A.I da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde (HSS) da OPAS/OMS Brasil em OPAS/OMS Brasil .

Monica Regina Trindade Santos (Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, Brasil)

Néia Vieira ( Vice-presidente do Sindsaúde-Go. Enfermeira com graduação pela UFG. Especialização em Saúde da Família pela UFG. Especialização em qualidade e segurança no cuidado ao paciente pelo Hospital  Sírio libanês. Membro da mesa diretora do CES-GO ) .

 

Nésio Fernandes de Medeiros Junior (Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, no Governo de 2019-2022, médico sanitarista, graduado pela Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba (ELAM), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG). ) .

 

Neuza Bernardes (Conselho Estadual de Saúde do Tocantins, Brasil)

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Alfenas MG. Conselheira do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins. Representante do Sindicato dos Enfermeiros do Tocantins – SETO

Nordino Ibraimo Sulemane  (candidato a doutorado em Doenças Infecciosas, Microbiologia e Saúde Pública na Universidade Sapienza de Roma e Instituto Superior de Saúde de Roma (ISS). Possui um Mestrado em Saúde Pública Internacional pelo Royal Tropical Institute (KIT) da Holanda. Possui 7 anos de experiencia de trabalho de campo em cuidados de saúde na prevenção e controle de HIV e TB / MDR, com Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Moçambique. Desde 2018, colabora com AIFO como Consultor Internacional em Saúde Comunitária no contexto de Moçambique.

Paola Graciela dos Santos Morais (Bióloga, Especialista em Saúde Pública, atua na Vigilância Epidemiológica/SMS do Município de Cachoeirinha, Brasil)

Paulo César Duarte Farias (Sítio Novo, Tocantins, Brasil)

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Membro do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Pesquisador nos Grupos de pesquisa em marketing estratégico – GPME e Contabilidade Aplicada a Gestão (UNITINS); Bolsista Voluntário no Programa de Iniciação Científica – PIVIC; Presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE-UNITINS); Membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (UNITINS); Atualmente é analista de sistemas e secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Sitio Novo do Tocantins – TO.

Priscilla Viégas (Terapeuta Ocupacional, Mestra em Direitos Humanos, Conselheira Nacional de Saúde e Vice-Presidenta da ABRATO ).

Rubia Abs da Cruz ( Advogada, Mestre em Direitos Humanos, Especialista em Sistema ONU e OEA, integrante CLADEM Brasil, sócia da Themis, Gênero Justiça e Direitos Humanos ) .

Ruth Guilherme (Doutora em Nutrição em Saúde Pública; Professora do Departamento de Nutrição da UFPE; Presidente da Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN; Conselheira Nacional de Saúde; Coordenadora adjunta da CISTT Nacional).

Ruth Bittencourt

Sara Donetto (Médica, Professora King’s College London, Reino Unido)

Shirley Marshal Díaz Morales  ( Presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros. Presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe e Conselheira Nacional de Saúde).

Sueli Goi Barrios (Enfermeira, Conselheira Nacional de Saúde, Coordenadora da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do Conselho Nacional de Saúde, Rede Unida, Brasil)

Silvana Nair Leite (Farmacêutica, Professora UFSC)

Silvia H. De Bortoli Cassiani  (OPAS/OMS/WDC) 

É atualmente assessora regional da Enfermagem e Técnicos de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde em Washington, DC, desde abril de 2013. É professora titular aposentada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo onde foi diretora no período de 2010-2014 . Ganhou vários prêmios, reconhecimentos e publicou vários livros e artigos. Fundou a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente no Brasil, com a missão de aumentar as ações / atividades e pesquisas em segurança do paciente e esta Rede foi reconhecida como uma das melhores iniciativas coordenadas por enfermeiros para influenciar a política de saúde no Brasil. Na OPAS, é responsável por 15 Centros Colaboradores da OPAS / OMS em Enfermagem e Obstetrícia e tem trabalhado para fortalecer a educação, prática e pesquisa em enfermagem para a Saúde Universal. Coordena várias atividades para expandir a função de enfermeiros na Atenção Básica à Saúde. Membro da Academia Americana de Enfermagem. Em 2018 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade da República do Uruguai. 

Sônia Lemos  (Psicóloga. Dra. em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ/UEA.  Pesquisadora e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).  Coordenadora docente da Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da UEA (LAAIS) e da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da UEA (LAMFAC). Representante da ABEP na Câmara Técnica da CIRHRT/CNS.

Stefano Simoni ( Coordenador geral da Associação Brasil Saúde e Ação – Brasa. Administrador e Gestor TI, Especialista de projetos com certificação internacional – PMD pro) .

Stellamaris Nicolau ( Participou da condução da revisão das DCNs da terapia ocupacional entre 2016 e 2019 pela RENETO (rede nacional de ensino e pesquisa em TO).

Sueli Terezinha Goi Barrios ( Associação Brasileira da Rede Unida – REDE UNIDA).

Thamires Vitória de Oliveira Menezes ( Assistente Social. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFBA, Pesquisadora de Questão Social e Diversidade Humana. Membra do Coletivo de Mulheres Negras Ayomide Yalodê. Membra da Rede Candaces BR ) .

Valdevir Both ( Mestre em filosofia. Educador Popular do Centro de Assessoramento Popular – CEAP de Passo Fundo ).

Vanilson Torres (Integrante da Coordenação Nacional do Movimento Nacional População em Situação de Rua-MNPR. Coordenação do MNPR no RN. Coordenação do MNPR Nordeste. Conselheiro Nacional de Saúde pelo MNPR).

Vanja Andréa Reis dos Santos ( União Brasileira de Mulheres – UBM. Conselheira Nacional de Saúde. Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres – CISMu/CNS ).

Vera Maria da Rocha (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil)

Fisioterapeuta. Mestre em Ciência do Movimento Humano. Doutora em Educação. Especialista em Processos de Mudanças na Formação Superior. Uma referência para a Fisioterapia na Saúde Coletiva e para o Ensino em Fisioterapia e para formação de profissionais para o SUS.

 

Vitória Bernardes ( Psicóloga, Conselheira Nacional de Saúde (CNS) e Conselheira Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE/RS). Integra as Comissões Intersetoriais de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência e de Saúde da Mulher do CNS e as Comissões de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). É integrante do Coletivo Feminista Helen Keller e da União Brasileira de Mulheres ) .

Vitória Davi ( Estudante de enfermagem UFSC, conselheira local, municipal e nacional de saúde, diretora do centro Acadêmico livre de enfermagem da UFSC. )

Wanderson Oliveira ( Doutor em epidemiologia com experiência em investigação e gestão de emergências em saúde pública, análise de situação de saúde, sistemas de informação em saúde, gestão em saúde pública e comunicação de risco. São 22 anos de experiência em saúde pública, sendo a última como Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde ).

Zaira Conceição Tavares Pereira (Enfermeira graduada pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/CE (2019). Atualmente, mestranda em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Grande do Sul. Residente em Brasil, RS)

Realização

Apoio

Produção