Palestrantes Confirmados

Adelyne Maria Mendes Pereira  ( Professora e pesquisadora da ENSP/Fiocruz. Enfermeira, mestre e doutora em Saúde Pública, com pós-doutorado em Saúde Global )

Ademar Arthur Chioro dos Reis  (Professor Unifesptro da Saúde do Brasil no período 2014 a 2015 )

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira ( Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da graduação e da pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Diretora do Centro de educação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional).

Ana Paula Cavalcante de Oliveira (Consultora nacional em Recursos Humanos em Saúde, OPAS Brasil)

Ana Paula Silveira (Assistente Social. Representante do Fórum de Tutores/Preceptores de Residências ).

Andrea Canini (Médico Geral de Comunidade)

Andrea Maurizzi (Médico de família e comunidade)

Dr. Àngel Martinez (Antropólogo Universidade Rovira I Virgili  – Tarragona / ES )

Ardigó Martino – Médico Epidemiologista e Sanitarista, Professor Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/BR; Comité cientifico do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural da Universidade de Bolonha, integrante da rete italiana PHC Now or Never.

 Arniel Izaguirre Silot  ( Representante da ONG AIFO em Guiné-Bissau e coordena o PIMI-2 – Programa Integrado de Saúde Materno Infantil – “Contribuição da Saúde Comunitária à redução da mortalidade neonatal, infantil e materna, em Gabu”, um projeto AIFO-UNICEF. É licenciado em Gestão de Informação em Saúde na Universidade Ciências Medicas Celia Sanches Manduley (Granma, Cuba). Atuou como Analista de informação da Vigilância Epidemiológica do Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA), em Bissau, e anteriormente como Responsável de seguimento e avaliação dos dados no centro de saúde Ernesto Guevara de la Cerna, no Ministério da Saúde Pública de Cuba. 

Arthur Custódio ( MORHAN. Conselheiro Nacional de Saúde. Coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em saúde – CIVS ).

Altamira Simões ( Conselheira Nacional de Saúde. Ativista do Movimento de Mulheres. Psicóloga. Educadora Popular. Grupo de Pesquisa Observatório de Redes da Rede Unida ).

Carol Tomaz ( Educadora MNU. Coordenação Nacional do GT LGBTQIA+ ).

Elaine Pelaez ( Conselheira nacional de saúde, membro da mesa diretora. Assistente social da saúde federal (MS) do RJ. Conselheira do CFESS, coordenadora da comissão de seguridade social. Especialização em saúde pública ENSP Fiocruz. Especialização em avaliação em saúde ENSP Fiocruz. )

Élida Graziane Pinto ( Advogada. Professora do Curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC-SP), titular da 2ª Procuradoria de Contas )

Eduardo Bonfim da Silva ( Administrador. Especialista em Saúde do Trabalhador e Coordenador Técnico do DIESAT ) .

Fabiana Rossarola ( Bacharel em Artes. Artista plástica. Mestre em Psicologia Clínica e Subjetividade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professora da Pós-Graduação em Saúde Mental Coletiva (URV-FCCSM)

Fernanda Lou Sans Magano ( Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos no Estado de São Paulo e FENAPSI Federação Nacional dos Psicólogos, Conselheira Nacional de Saúde – membro da CIRHRT Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho ).

Fernando Lélis ( OPAS ).

Francisca Rego.

Francisca Valda da Silva ( Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn. Conselheira Nacional de Saúde. Coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho – CIRHRT ).

Getúlio Vargas Júnior (Gestor Público, Presidente da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores – Conselheiro Nacional de Saúde, Coordenador Adjunto da COFIN/CNS

Profa. Dra. Janaina R Bosso ( Fonoaudióloga. Presidente da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – gestão 2020-22 ).

Jorge Bermudez (médico, pesquisador e Chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz – Centro Colaborador da OPAS/OMS em Políticas Farmacêuticas)

José Vanilson Torres ( Conselheiro Nacional de Saúde. Movimento Nacional de População de Rua – MNPR ).

Jorge Peralta ( CEAP ).

Juliana Russo Antunes é Responsável Técnica do Projeto “Vozes Femininas” (São Paulo – SP/Brasil) realizado pela Associação Brasil Saúde e Ação (BRASA). Terapeuta Ocupacional de formação, especialista em Saúde Mental e Saúde Pública) e Mestra em Ciências da Saúde).

Laís Alves de Souza ( Docente do curso de Fisioterapia da UFMS. Presidente da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia – ABENFISIO. Conselheira Nacional de Saúde ).

Leandro Araújo ( Médico de família e comunidade. Prof. do curso de medicina da UFC, Supervisor do Programa Mais Médicos, membro do setor de saúde do MST e da Rede Nacional de Medicas e Médicos Populares ).

Letícia Medeiros Ferreira (Médica psiquiatra, Centro de Saúde Mental Nou Barris Nord / Espanha)

Liliana Santos ( Mãe do Francisco e do Camilo. Professora adjunta e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva/UFBA (2014). Coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação em Saúde Coletiva do ISC/UFBA. Integrante da Coordenação do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva da ABRASCO. Integrante da Coordenação Seção Nordeste II da Associação Brasileira da Rede Unida ).

Luiz Augusto Facchini (Médico, Professor UFPel)

Maria Helena Palucci Marziale (Professora Titular e Diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) – Centro Colaborador da OMS-OPS)

Martin Correa – Urquiza (Doutor em Antropologia Médica e Saúde Internacional pela Universidade Rovira i Virgili, Mestre em Antropologia Social (Universidade Autônoma de Barcelona) e Bacharel em Ciências da Comunicação pela Universidade de Buenos Aires)

Monica Padilla (Coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para  a Saúde. OPAS/OMS Brasil)

Néia Vieira ( Vice-presidente do Sindsaúde-Go. Enfermeira com graduação pela UFG. Especialização em Saúde da Família pela UFG. Especialização em qualidade e segurança no cuidado ao paciente pelo Hospital  Sírio libanês. Membro da mesa diretora do CES-GO ) .

 

Nésio Fernandes de Medeiros Junior (Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, no Governo de 2019-2022, médico sanitarista, graduado pela Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba (ELAM), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG). ) .

 

Nordino Ibraimo Sulemane  (candidato a doutorado em Doenças Infecciosas, Microbiologia e Saúde Pública na Universidade Sapienza de Roma e Instituto Superior de Saúde de Roma (ISS). Possui um Mestrado em Saúde Pública Internacional pelo Royal Tropical Institute (KIT) da Holanda. Possui 7 anos de experiencia de trabalho de campo em cuidados de saúde na prevenção e controle de HIV e TB / MDR, com Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Moçambique. Desde 2018, colabora com AIFO como Consultor Internacional em Saúde Comunitária no contexto de Moçambique.

Rubia Abs da Cruz ( Advogada, Mestre em Direitos Humanos, Especialista em Sistema ONU e OEA, integrante CLADEM Brasil, sócia da Themis, Gênero Justiça e Direitos Humanos ) .

Sara Donetto (Médica, Professora King’s College London, Reino Unido)

Silvana Nair Leite (Farmacêutica, Professora UFSC)

Silvia H. De Bortoli Cassiani (Assessora Regional da Enfermagem e Técnicos de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde,Washington/DC, Estados Unidos)

Sônia Lemos  (Psicóloga. Dra. em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ/UEA.  Pesquisadora e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).  Coordenadora docente da Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da UEA (LAAIS) e da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da UEA (LAMFAC). Representante da ABEP na Câmara Técnica da CIRHRT/CNS.

Stefano Simoni ( Coordenador geral da Associação Brasil Saúde e Ação – Brasa. Administrador e Gestor TI, Especialista de projetos com certificação internacional – PMD pro) .

Stellamaris Nicolau ( Participou da condução da revisão das DCNs da terapia ocupacional entre 2016 e 2019 pela RENETO (rede nacional de ensino e pesquisa em TO).

Sueli Terezinha Goi Barrios ( Associação Brasileira da Rede Unida – REDE UNIDA).

Thamires Vitória de Oliveira Menezes ( Assistente Social. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFBA, Pesquisadora de Questão Social e Diversidade Humana. Membra do Coletivo de Mulheres Negras Ayomide Yalodê. Membra da Rede Candaces BR ) .

Valdevir Both (CEAP) .

Vanja Andréa Reis dos Santos ( União Brasileira de Mulheres – UBM. Conselheira Nacional de Saúde. Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres – CISMu/CNS ).

Vitória Bernardes ( Psicóloga, Conselheira Nacional de Saúde (CNS) e Conselheira Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE/RS). Integra as Comissões Intersetoriais de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência e de Saúde da Mulher do CNS e as Comissões de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). É integrante do Coletivo Feminista Helen Keller e da União Brasileira de Mulheres ) .

Vitória Davi ( Estudante de enfermagem UFSC, conselheira local, municipal e nacional de saúde, diretora do centro Acadêmico livre de enfermagem da UFSC. )

Wanderson Oliveira ( Doutor em epidemiologia com experiência em investigação e gestão de emergências em saúde pública, análise de situação de saúde, sistemas de informação em saúde, gestão em saúde pública e comunicação de risco. São 22 anos de experiência em saúde pública, sendo a última como Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde ).

Realização

Apoio

Produção